26 de abril de 2021

O Messias

Em um país onde a escalada da violência ocorre cada vez mais rápida e de forma mais impactante, surge na favela, no meio dos mais pobres e marginais, um sinal de Deus. Outra criança nasce de forma extraordinária, renovando a crença do retorno do libertador. A população sofrida e carente de soluções, toma o milagre como um sinal de que eles podem mudar a sua própria realidade.

A mudança, porém, quando ocorre na sociedade, de dentro pra fora, impulsionada pelo sentimento de injustiça e revolta, de desamparo por parte do poder público, ela molda personagens ousados e impiedosos que realmente acreditam que estão fazendo o bem, sem se importar com o mal que fazem.

A proposta desta HQ é ser uma um alerta ou quem sabe uma previsão, de que a sociedade vai mudar, de que os esmagados pelo sistema um dia vão se levantarão. Basta apenas que surja alguém com voz para gritar e seguidores para ouvir... e seguir. Nesse dia, os oprimidos podem se tornar vilões ainda maiores que seus algozes. Justificados pela crença em que estão fazendo a justiça, porém a justiça pode ser cruel.

Gonçalo Junior e Flavio Luiz nos trazem nessa inusitada história em quadrinhos, em que não se encontra nenhum diálogo ou balões, uma fábula urbana, que pode possivelmente se tornar a nossa realidade. Material publicado pela Opera Graphica em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Messias

Em um país onde a escalada da violência ocorre cada vez mais rápida e de forma mais impactante, surge na favela, no meio dos mais pobres e m...