20 de agosto de 2014

Falcão - v1

Falcão (Sam "Snap" Wilson) é um personagem do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Gene Colan. Sua primeira aparição foi em Captain America Vol. 1, #117 (1969). Apesar de estar sempre disposto a trabalhar em dupla com Capitão América, Falcão participou do grupo de super-heróis chamado Os Vingadores.
Falcão é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. O primeiro herói negro dessa Editora foi Pantera Negra, um nativo africano. Falcão apareceu três anos antes de Luke Cage, estrela afro-americana da Marvel.
Falcão era um notório criminoso conhecido como "Snap" Wilson em Harlem, Nova York. Um dia, a caminho do Rio de Janeiro, foi encontrado pelo Caveira Vermelha, que o usou num de seus esquemas para derrotar o Capitão América. Muitos anos depois Falcão se rebelaria contra o domínio do Caveira, e juntaria forças com o Capitão para derrotar o vilão.
Reconhecendo o potencial de Falcão, o Capitão acolheu-o como aprendiz.Com o codinome Falcão, Wilson recebe mais tarde a ajuda de Pantera Negra que cria asas mecânicas especiais que lhe permite voar. Falcão deixou de ser parceiro do Capitão América quando foi nomeado o líder dos super-agentes de S.H.I.E.L.D.
Mais tarde, como um dos poucos super-heróis negros ativos, foi recrutado para juntar-se aos Vingadores por Henry Peter Gyrich para satisfazer a cota racial. Ressentido por ser usado como um símbolo, parou na primeira oportunidade.
Em uma situação, um Sentinela perseguiu-o, acreditando-o ser um mutante, mas depois se presumiu que o Sentinela estava em mal funcionamento. Nos anos 70, todavia, o próprio Professor X acreditava que Falcão podia ser um mutante, dada a capacidade do herói de se comunicar com seu falcão mascote Asa Vermelha. Depois se explicou que esse poder havia-lhe sido conferido pelo Caveira Vermelha.