15 de maio de 2012

Supremo - Alan Moore

Supremo é um super-herói fictício dos quadrinhos criado por Rob Liefeld e Brian Murray em 1992, primeiramente publicado pela Image Comics, depois a Maximum Press e mais recentemente pela Awesome Entertainment. Na versão original ele era uma violenta e egoista versão do Superman. Depois foi "reconstruído" pelo escritor Alan Moore, que o usou em uma série-homenagem às clássicas histórias do Superman da Era de Prata dos Quadrinhos (Pré-Crise) que traziam a "mitologia" desenvolvida por Mort Weisinger.

O herói surgiu nos Estados Unidos em revista em quadrinhos própria chamada Supreme, que teve 56 edições. Alan Moore entrou para a série no número 41. Esse trabalho venceu o Prêmio Eisner de 1997 como "Melhor Escritor" e foi republicado em duas edições especiais: uma pela Checker Book Publishing Group: Supreme: The Story of the Year e Supreme: The Return. No Brasil, foi publicada em 2003 pela Brainstore em três volumes e pela Devir Livraria entre 2007 e 2008 em quatro volumes.

Alan Moore recebeu a proposta de Rob Liefeld para escrever as aventuras de Supremo. Ele concordou com a condição de que tudo o que ocorrera com o personagem anteriormente fosse desconsiderado ou mudado. Iniciando na revista 41 do Supremo, Moore começou a redescrever o Supremo, usando recursos de metaficção, inserindo em cada revista comentários e narrativas, abordando as histórias em quadrinhos em geral e em particular a "mitologia do Superman". Os "clichés" do gênero super-herói foram frequentemente usados, sem a costumeira "desconstrução" e senso de ironia de Moore. Ele comentou que fez isso como um pedido de desculpas devido a sua fama de descontruir super-heróis e levá-los a um lado obscuro.