14 de novembro de 2008

Onde está Carmem Sandiego ?

O conceito de Carmen Isabela Sandiego surgiu pela primeira vez em 1983, virando personagem do jogo Where in the world is Carmen Sandiego? de 1985. A personagem foi criada pelos ex-funcionários da Disney, Gene Portwood e Lauren Elliott, que quiseram criar um jogo educativo e divertido para as crianças aprenderem geografia. Por isso, elaboraram uma personagem com nome "diferente", mas fácil de pronunciar pelas crianças, e o primeiro jogo com seu nome foi lançado dois anos depois.
A história da personagem em si é a seguinte: Carmen ficou órfã cedo, e ainda nova foi adotada pelo Chefe da Agência de Detetives ACME. Na ACME, ela cresceu e se transformou na melhor detetive que já passara por lá. Com o passar do tempo, os casos foram ficando muito cansativos e simples para Carmen, que saiu da agência e fundou a VILE, reunindo vilões. Juntos, e a mando dela, eles saíram viajando pelo mundo, pelo espaço e pelo tempo, roubando as coisas mais impossíveis - tudo isso porque Carmen Sandiego era obstinada, e roubava pelo prazer de vencer todos os desafios.
Além de jogos, Carmen também teve seu próprio game-show na televisão norte-americana, e um desenho animado, intitulado Where on Earth is Carmen Sandiego?. O desenho era estrelado por Ivy e Zack, dois jovens detetives que ficavam viajando pelo espaço e tempo em busca de Carmen. Ele estreou em 1995, na Fox, e, depois de algumas pausas e instabilidades, parou de passar definitivamente em 1999. A poucos anos atrás - mais ou menos em 2006 - o desenho foi exibido pelo canal de TV paga Nickelodeon, mas passou apenas por um curto período de tempo.
O desenho animado misturava algumas cenas reais, e seguia a idéia do jogo, mas com tramas bem interessantes. Como no jogo original, Carmen roubava algo precioso logo no início do episódio - na agência ACME, o Chefe, que nada mais era que uma cabeça flutuando em um fundo roxo na tela de um computador, avisava seus dois agentes, Zack e Ivy, sobre o crime. Os dois irmãos seguiam atrás das pistas enigmáticas deixadas pela Carmen, que davam dicas sobre qual país seria a próxima "vítima" dela. Quando os personagens mudavam de cenário, o Chefe aparecia, e dava a eles, e aos telespectadores, uma rápida lição de História ou Geografia. Enquanto isso, em live-action, um jogador, que aparecia aos finais dos desenhos, de costas para a câmera e diante de um computador, assistia tudo, e trocava mensagens com a Carmen Sandiego.
Fonte : Wikipédia
Este era um daqueles joguinhos de computador que fazia a cabeça da galera. Além ser educativo, era muito divertido. Zanzando na rede dei te cara de novo com o joguinho, não resisti, e resolvi compartilhar aqui no Quadrideko. Para aqueles que ainda não conhecem e para aqueles que gostariam de matar a saudade, é so clicar abaixo e baixar o joguinho.