1 de março de 2008

Como Organizar suas Revistas em Quadrinhos




Um dos meus maiores problemas ultimamente, tem sido organizar minhas revistas em quadrinhos (já fazia muito tempo que não tentava arrumar). Além disso, é sempre comp´licado quando se quer achar determinada revista , ou ainda se falta algum número na coleção, e assim vai... Então achei em um blog, uma maneira relativamente simples de resolver estes problemas : Embora existam programas especilizados em cadastro de revistas, livros , cd, etc ... pode-se usar as planilhas eletrônicas do Excel para organizar as revistas :

  1. Organize as revistas em caixas por ordem alfabética. Ao invés de tentar manter as caixas em uma ordem alfabética como todas as revistas com A em uma caixa, B na outra, mantenha as revistas organizadas por tema. Não importa quais revistas estejam em cada caixa, o que importa é que as revistas estejam em ordem alfabética dentro da caixa. Não embaralhe as revistas, pois o que vai ocorrer se tiver muitas revistas com B na caixa 3 e a caixa 4 tiver só C? criar uma caixa 3,5 para mais revistas com B ? É muito mais difícil organizar a coleção desta maneira.
  2. Numere cada caixa de maneira visível na frente (não na tampa). Não importa quantas você tenha, ou o que está nelas, pois você vai usar a planilha para catalogar o conteúdo de cada uma depois.
  3. Crie uma planilha. Você criar as colunas de acordo com a sua coleção. Eu usei as seguites colunas : Título, Número do volume, Personagem principal, Número da caixa, Editora, Ano de Publicação, Tipo de Edição (Revista de linha, Edição Especial, Mini-Série, Etc) e Comentários (Estado da revista, Se está faltando, Etc...). Use uma linha para o cabeçalho, e congele-a de modo a não tirá-la da tela - isto vai tornar mais fácil depois, quando a lista ficar grande demais.
  4. Transfira as informações de cada caixa para a planilha. Isto é bem direto. Pegue as revistas de cada caixa uma a uma, e digite as informações na planilha. Devolva as revistas para a caixa em ordem alfabética; não se preocupe em ordenar a planilha ao inserir os dados, pois o programa fará isto por você depois.
  5. Acesse os dados. De agora em diante, você vai ser capaz de organizar sua coleção facilmente do modo que quiser, e pode ordenar por título, por núnmero de caixa, etc. Aqui mostraremos como fazer no Excel - você vai além do simples ordenar de A a Z deste modo.
  6. Selecione a coluna de título, e escolha DADOS nas ferramentas acima, e ORDENAR( OU CLASSIFICAR).
    O Excel vai lhe dizer que há dados ao lado da seleção que não estão ordenados, e irá lhe perguntar o que fazer. Escolha expandir a seleção e clique em ordenar novamente. Vai lhe perguntar como ordenar - vai aparecer uma janela que vai dizer ordenar em, e um campo com um pequeno drop-down. Devem estar todas marcadas como ascendente ou crescente para ordem. se criou um cabeçalho, marque a caixa correspondente, ou se não tiver um, deixe-a desmarcada.

  7. Depois da primeira vez, vai sempre ficar deste modo. Agora pode clicar em OK - todas as revistas estão agora em ordem alfabética na planilha, e o programa lhe dirá em que caixa elas estão.
  8. Além disso, usar o auto filtro para seleciorar as revistas de acordo com os parametros escolhidos. para fazer isso, selecione a coluna de título, clique em DADOS, depois em FILTRAR e por fim em AUTOFILTRO, e pronto, ao lado de cada título vai aparecer um pequena seta, clicando sobre ela você pode escolher suas opções de filtro. Observe que você pode filtrar em mais de um título, de modo que você pode selecionar, por exemplo todas a revistas do Batman, edições especiais , de uma determinada editora, publicadas e determinado ano.
  9. Você pode usar uma guia da planilha (aquelas "orelhas" que ficam na parte inferior da planilha) para cada editora, como por exemplo, Marvel, DC, Vertigo, Etc.
DICAS
  • Não coloque as revistas muito apertadas, vai ser mais difícil de tirá-las depois. isto também serve para auxiliar na conservação das revistas.
  • Não se preocupe em contá-las até que a caixa esteja cheia. só se preocupe em colocar novas revistas nas caixas em ordem alfabética.
  • Mantenha uma cópia de segurança (backup) em um CD ou DVD, no seu email, ou em outro lugar seguro.
  • Quando tiver contado uma caixa, imprima uma cópia da planilha e cole na caixa; se estiver com os autofiltros ligados, você vai poder exibir na tela somente as revistas de uma determinada caixa. você pode selecionar um número de caixa e ver quais revistas estão lá, ou selecionar um título e descobrir em que caixa está.
MATERIAIS NESCESSÁRIOS
  • Um computador
  • Um programa de planilha eletrônica OpenOffice Calc (ou BrOffice Calc) ou Microsoft Excel
  • Tempo. Muito ou pouco, dependendo de sua habilidade em digitar.
  • Um marcador para escrever os números de cada caixa na frente.
Aqueles que possuem um maior conhecimento de informática e uma maior familiariade com o Excel, talvez não tenha encontrado nenhuma noviade neste post, mas para aqueles que não "experts" em computadores, podem achar algumas boas dicas aqui. Espero que gostem.

Copiado "quase" descaradamente de http://pt.wikihow.com/