27 de fevereiro de 2008

CQQ 10 - Batman no Túnel do Tempo

Quando eu pensei em escolher uma revista para postar como minha HQ favorita, logo me lembrei de um série do Batman onde ele era colocado em uma época diferente. A primeira que eu me lembrei foi Batman – A Guerra de Secessão. Esta revista foi à primeira revista de uma série que eu sempre gostei muito: “Túnel do Tempo”. Nas revistas desta série, os personagens clássicos da DC são colocados em épocas , locais e circunstâncias diferentes daquelas que estamos acostumados a vê-los. Só esta idéia por si só já seria uma coisa muito interessante, mas na minha opinião o Batman é um dos melhores personagens para se trabalhar com este conceito, pois este é um dos mais verossímeis personagens da DC. Não seria muito difícil de aceitar que uma pessoa resolva se tornar um “Batman”. Para isso seria necessária “apenas” uma fortuna inesgotável, um certo trauma de infância e não ser muito certo da idéia. Como eu já comentei em um post anterior, um cara que veste uma fantasia colante e sai pela noite caçando bandidos, deve ter um parafuso a menos (ou a mais !). Bem, na verdade, um personagem que não passa de um ser humano extremamente determinado poderia ser colocado em qualquer parte do tempo e do espaço que mesmo assim ele teria as mesmas atitudes e convicções que fariam dele um Herói .

Batman – A Guerra de Secessão

Roteiro – Elliot S. Maggin
Desenhos – Alan Weiss
Época – 1861
Local – Nevada – EUA
Circunstâncias – Os Estados Sulistas, retrógrados e escravagistas, se rebelaram contra a União e iniciaram uma empreitada para se separar do resto do país.Abraham Lincoln, presidente dos EUA, na época, se opôs duramente aos rebeldes e liderou os estados nortistas – democratas e industrializados – na luta para manter a nação coesa.
O coronel Wayne é convocado pelo presidente para recuperar milhões em ouro e prata que iriam financiar os esforços de guerra. A historia se assemelha aqueles filmes da cavalaria americana contra os índios. Além disso, é impossível não perceber a incrível semelhança deste Batman com outros heróis mascarados que com certeza influenciou a criação do personagem original, o Zorro e o Cavaleiro Solitário (com direito a revolver, chicote e um companheiro índio, neste caso, o Robin atende pelo nome de pássaro vermelho)

Gotham City 1889

Roteiro – Brian Augustyn
Desenhos – Michael Mignola
Época – 1889
Local – Gotham City
Circunstâncias – Anos após o assassinato de seus pais e depois de sair pelo mundo em busca de aprendizado e treinamento, Bruce Wayne retorna de Londres para Gotham City, para iniciar sua missão pessoal de encontra o assassino de seus pais. Nesta época Londres se encontra aterrorizada com os terríveis casos de assassinatos cometidos pelo misterioso Jack, o Estripador. Coincidentemente, em Gotham começam a aparecer casos um tanto semelhantes. Os assassinatos de Gotham seriam obra do famoso serial killer londrino, ou da misteriosa criatura com aparência de morcego que surgiu na noite de Gotham City ? A arte de Mignola nesta edição consegue emprestar a trama à mesma atmosfera sombria que povoava a Londres daquela época.


Mestre do Futuro

Roteiro
– Brian Augustyn
Desenhos – Eduardo Barreto
Época – 1892
Local – Gotham City
Circunstâncias – Essa história se passa alguns anos após o caso de Jack, o Estripador. Bruce Wayne abandona o manto do morcego após a descoberta do assassino de seus pais. Pórem o mal cresce em Gotham City, e neste cenário surge o advento do novo século na forma de tecnologia usada para ferir as pessoas. Diante disso, Bruce Wayne perceber que Gotham City de um defensor, um campeão.E o Batman vai defender a sua cidade

Cidadão Wayne

Roteiro – Brian Augustyn e Mark Waid
Desenhos – Joe Staton
Época – 1941
Local – Gotham City
Circunstâncias – Esta história diferente das anteriores, foi inspirada numa trama no cinema, Cidadão Kane, que conta a historia de um magnata da imprensa rico e poderoso ma infeliz apesar de tudo. Situação em foi possível colocar Bruce Wayne, que após o trauma da perda, neste caso apenas do pai, se volta para combater o mundo crime como um implacável editor de um jornal que ataca impiedosamente o mundo crime. A o decorrer da trama nos levar a pensar o mais óbvio, que Bruce em sua outra identidade também combate o crime de uma forma mais direta.Porém descobrimos que surpredentemente que veste o manto do morcego não nada mais nada menos que um amigo de infância de Bruce, Harvey Dent, desfigurado e enlouquecido após ter sido queimado com ácido por um poderoso criminoso. A fim da historia o herói dentro de Bruce, acorda e vestido como um samurai vai ao encontro de Dent. Bruce consegue detê-lo, mas perece com ele como um verdadeiro herói.

O Ninja

Roteiro – Chunck Dixon
Desenhos – Enrique Villagrán
Local /Época – Japão Feudal
Circunstâncias - Nesta historia, o morcego é o símbolo de um grande ninja leal ao antigo Shogun. Como guerreiro leal ao seu mestre o ninja-morcego é perseguido por cruéis inimigos. Até um uma luta desleal contra dezenas de espadachins, o morcego se junta aos seus antepassados.Cabe então ao seu aluno, o ninja-robin, alertar e proteger o seu amo. Em sua jornada a misteriosa ninja-gata cruzará o seu caminho mais de uma vez. E o seu destino lhe trará respostas que atormentam a sua alma a surprendente revelação de sua verdadeira origem.



O Tirano

Roteiro – Alan Grant
Desenhos – Tom Raney e Joe Staton
Época – Futuro Próximo
Local – Gotham City
Circunstâncias – a diferença nesta trama, é que após o assassinato de seus pais, Bruce invés de ter sido criado pela Dra Leslie Thompkins e pelo mordomo Alfred, foi adotado por ninguém mais que Jonathan Crane, também conhecido como o espantalho. Sob a orientação de Crane, Bruce também se tornou o Batman como não só como protetor de Gotham, mas também como seu Ditador. A noção de ética de Bruce foi corrompida por Crane e um batman Tirano combate à criminalidade através do controle da vontade e do livre arbítrio da população. É justamente esta criminalidade, que se organiza sobre o comando do Anarquista para derrubar o déspota. Ao fim tudo Batman percebe seu erro e se coloca não mão do povo para julgá-lo, mas a população de Gotham não o perdoa e resolve puni-lo com a morte.

O Corsário

Roteiro – Chunk Dixon
Desenhos – Alcatena
Época – No tempo dos Piratas
Local – Sete Mares
Circunstâncias – Também inspirada no cinema, esta trama nos transporta para os bons filmes de piratas onde a marinha inglesa enfrentava a marinha espanhola. Neste cenário se destacavam os corsários, uma espécie de piratas, mas que deviam obediência a sua pátria e só atacavam navios de nações inimigas. Nesta época, o mais audaz dos corsários ingleses respondia pela alcunha de asas de couro.Sua missão é derrotar o perigoso pirata inimigo que planeja a sua destruição, o assustador capitão conhecido como o “Homem que ri”.



Além dessas, logo foram lançadas outras revistas com a mesma temática. Aqui eu falei apenas daquelas que tive o prazer de ler. Muito provavelmente as outras contribuíram de forma significativa para perceber que um personagem como o Batman pode ser colocado em qualquer circunstancia de tempo e espaço que mesmo assim será capaz de manter o mesmo ar sombrio que marca o personagem original.

Este post faz parte da edição especial 10 do Carnaval de Quadrinhos das Quartas, que teve como tema “Minha HQ Favorita “que teve como sede o Blog do Hiroshi . Para ver as outras favoritas visitem os outros participantes e se divirtam !!!

  1. Continue ? fala sobre o Flash.
  2. Behorde Zim fala sobre o Questão