7 de janeiro de 2008

CQQ 03 - Os Lançadores de Teia do Homem Aranha

Os lançadores de teia do Homem Aranha são dispositivos usados em seus pulsos que podem disparar fios finos de um fluido especial em alta pressão. O fluido de teia é um líquido (até que uma força seja aplicada, onde ele se solidifica) cuja fórmula exata é ainda tão desconhecida, mas é parecido com nylon. Em contato com ar, a longa cadeia de polímeros forma uma fibra flexível extremamente dura, com propriedades adesivas extraordinárias. A qualidade fluida do adesivo diminui ligeiramente com a exposição ao ar. Em ambiente em não há contato com o ar, como no anel regulável do lançador, permanece adesivo. Depois de 1 hora, o fluido se dissolve em um pó. Como o fluido se sublima quase que instantaneamente em sua mudança de fase, não há entupimento das partes do lançador.

O mecanismo do atirador é de aço inoxidável, exceto o componente de turbina que é feito de um bloco de teflon e as duas sustentações da turbina que são feitas de âmbar e safira artificial. No pulso encontram-se pontas de aço afiado que furam os cartuchos quando estão em suas posições. A válvula é acionada por um gatilho na palma da mão que é protegida por uma banda de aço que requer uma pressão de 30 quilogramas. O pequeno compartimento de bateria é protegido por um protetor de borracha.


O interruptor está situado no topo da palma para evitar um disparo acidental. Um selo de borracha protege a pequena bateria compartimento. Na turbina encontramos uma peque na bomba que faz com que o fluído de teia fique sempre sobre pressão. Quando ejetado, o fluido entra encontrado com o ar e se solidifica, formando desde uma única linha até formas complexas, graças às aberturas ajustáveis encontradas na saída das turbinas. A resistência da teia está estimada em 54 quilogramas por milímetro quadrado da secção transversal. E a teia é lançada com uma pressão que pode alcançar uma distância de cerca de 10 metros.

Embora geniais, os lançadores de teia foram pendurados. Pudemos perceber no cinema e nos quadrinhos que atualmente, o cabeça de teia não precisa mais dos lançadores, pois agora a sua teia é orgânica. Embora isso pudesse parecer lógico para alguém que tem poderes de aranha, os lançadores de teia eram um o ponto de ligação do Aranha com Peter Paker. Afinal de contas quem criou os lançadores foi Peter e não o Aranha. Afinal de contas, Paker que é o gênio cientifico, é o homem por trás dos poderes. Sem falar nas cenas em que em acaba o fluido de teia e o Aracnídeo tem que se “virar” como pode. Acho que com o desaparecimento dos lançadores, os leitores perderam uma parte da essência do personagem. Mas... Nem tudo este perdido...
Na série One More Day, a saga que marca o fim de uma era para o Homem Aranha, que concluiu nos EUA na edição 545 de Amazing Spider-Man, a vida do cabeça de teia dá uma reviravolta. Graças a Mefisto, todas as lembranças e conseqüências do casamento com Mary Jane são apagadas da vida de Peter Paker. Com isso, entre diversas mudanças, a teia não é mais orgânica e ... para a felicidade de todos..., voltam os Lançadores de Teia. Não minha opinião isso só prova que os lançadores de teia são partes integrantes e importantes na construção do personagem, Homem Aranha
.
Fontes
:
http://www.marveldirectory.com/individuals/s/spiderman.htm
http://www.geocities.com/TimesSquare/Stadium/2126/lancador.htm
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp
.
Posts Relacionados no Quadrideko
:
Carnaval de Quadrinhos 1 - Top 10: As Heroinas mais Sensuais dos Quadrinhos
Carnaval de Quadrinhos 2 - Vilôes Preferidos : O Coringa
.
Este Post Faz parte da terceira edição do Carnaval de Quadrinhos das Quartas, na qual o tema foi: Armas e Equipamentos dos Super Herois. Para ler os outros posts que fizeram parte desta edição, confira no Blog Rabisco.