21 de janeiro de 2008

CQQ 05 - Batman no Cinema

Embora estejamos vivendo a expectativa da estréia no novo filme, Dark Knigth, ainda este ano, as aventuras de Batman no cinema remotam aos idos da Segunda Guerra Mundial.

Década de 40




Folhetos de apresentação :
" O Morcego" (1943) " A Volta do Homem-Morcego" (1949)

Em 1943, os grandes sucessos do cinema eram os seriados, ou seja, filme em capítulos semanais exibidos nas matinês vespertinas dos cinemas. Neste cenário, foi lançado o filme, “O Morcego” (Batman), dirigido por Lambert Hillyer, e com Lewis Wilson (Batman), Douglas Croft (Robin), J.Carrol Naish (Daka), Willian Austin (Alfred), Shirley Paterson (Linda), Charles C. Wilson (Capitão Arnold) e Charles Middlenton (Ken Colton).
Como o ambiente da época era de guerra, o vilão do filme não poderia deixa de ser um espião japonês caso, o diabólico Dr Daka, que era capaz de transformar seus inimigos em zumbis ou em comida para seus terríveis crocodilos. Este seriado teve 15 episódios.



Lewis Wilson (Batman) e Douglas Croft (Robin) no seriado de 1949
O segundo seriado, “A Volta do Homem Morcego” (Batman and Robin), foi dirigido por Spencer Bennet e no elenco encontramos Robert Lowery (Batman), John Duncan (Robin), Jane Adams (Vicki Vale), Lyle Talbot (Gordon), Don Harvey (Nolan) e William Fawcett (Hammil). Nesta aventura, nossos heróis são convocados pelo Comissário Gordon, da polícia de Gothan City, para localizar um aparelho de controle remoto, roubado pelo criminoso autodenominado “O Mago”. Nesta aventura, Bruce, Dick e a jovem fotografa Vicki Vale presenciam os capangas do Mago assaltarem a joalheria para se apoderarem dos diamantes necessários para fazer funcionar o aparelho inventado pelo Professo Hammil. Além disso, o mago tinha como arma, O Raio da Morte, que poderia deixar pessoas e objetos invisíveis. Este seriado também teve 15 episódios.



Robert Lowery (Batman) e John Duncan (Robin) no seriado de 1949
Apesar de tudo isso, os dois seriados não agradou muito o publico da época. Pois em comparação com os nossos heróis nos quadrinhos, a Columbia Pictures, deixou a desejar em diversos pontos: primeiro que os atores não tinham um porte físico que fizesse jus ao Homem Morcego. Depois os trajes dos nossos heróis eram vergonhosos (a máscara do Batman parecia de um coelho e não de um morcego). E além disso, a falta de imaginação dos autores que não apresentaram nos seriados, os grandes vilões dos quadrinhos de Batman, O Coringa, O Pingüim e a Mulher Gato.
Anos 60


Adam West na TV e no filme de 1966
Nos anos 60 aconteceu a grande tragédia, na trajetória do Batman. A década da de 60 foi marcada pelo movimento Hippie, pelo Psicodelismo e pela revolução de costumes. No meio de toda essa revolução, o produtor William Dozier resolveu transformar o cavaleiro das trevas em um arremedo de herói. Os seriados de TV herdaram a formula da continuação para prender o espectador. Por isso as aventuras do Batman e Robin (Adam West e Burt Ward) eram divididas em dois episódios. No primeiro capítulo acontecia o desenrolar da história sempre terminava com a dupla dinâmica capturada e colocada em verdadeiras geringonças imaginadas pelos gênios do crime daquela época, o Coringa, O Pingüim, o Charada ou a Mulher Gato. O mais interessante, era que os vilões saíam de cena antes que os heróis fossem eliminados pela inusitada armadilha. Então o capitulo terminava com o narrador incrédulo que a dupla dinâmica seria capaz de se salvar e forma inesquecível, anunciava a continuação da trama para o dia seguinte, na mesma bat-hora, no mesmo bat-canal.
Inesquecíveis também eram, o sofisticado telefone vermelho usado pelo comissário Gordon para convocar Batman e Robin para mais uma missão, o inexplicável fato que Bruce e Dick desciam por um cano escondido na biblioteca da mansão Wayne e chegavam na Batcaverna já vestidos com Batman e Robin.
A vergonhosa atuação de Adam West como Batman marcou de forma cruel à imagem do “Cruzado de Capa”. Os roteiros surreais, o porte atlético “gordinho” de West e Burt Ward repetindo de forma imbecil o bordão, “Santa não-sei-oquê Batman” foram suficientes para “avacalhar de vez a imagem do cavaleiro das Trevas”.
Os Engraçadissímos Vilões

O mais interessante nestes seriado eram os vilões especialmente convidados. O coringa (César Romero), o Pingüim (Burgerss Meredith), O Charada (Frank Gorshin) e a Mulher Gato ( Lee Merwheter) eram fundamentais para o sucesso da série. Tanto que em 1966, o diretor Leslie Martinson, resolve investir na popularidade do seriado, realizando um longa metragem para o cinema, denominado “Batman” como o mesmo elenco da série de TV. Nesta aventura todos os vilões se unem para derrotar o Homem Morcego, o que nunca acontecia na TV. Porém os resultados desta “Super produção” foram extremamente fracos.
Não sei se serve de consolo aos fieis fãs do Homem Morcego, mas após o término do seriado, Adam Westw e Burt Ward nunca mais conseguira um papel no cinema ou na TV.... É a Vingança do Morcego...(rrrsss).

Batman , o Filme (1989)


Sinopse : Em Gothan City, um milionário, que quando Jovem teve seus pais assasinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego.Ma o vilão Coringa decide dominar a cidade e se torna um desafio para o Super heroi.



Direção : Tim Burton

Elenco :

Jack Nicholson (Coringa)
Michael Keaton (Bruce Wayne/Batman)
Jerry Hall (Alicia Grissom)
Michael Gough (Alfred Pennyworth)
Pat Hingle (James Gordon)
Robert Whul (Alexander Knox)
Jack Palance (Carl Grissom)
Kim Bassinger (Vicki Vale)
Billy Dee Willians (Harvey Dent)
Logo que Michael Keaton foi anunciado como o ínterprete do Batman, as críticas foram muitas, uma vez que este ator era muito conhecido por trabalhar em comédias , como "A Pequena Loja de Horrores", o temor de todos era que após 30 anos o Batman, continuasse condenado a ser um personagem cômico. Porém que ele consegui fazer um Batman razoável, apesar de os Bat-maníacos preferirem um ator mais atlético. O ponto alto do filme foi a participação de Jack Nicholson como o Coringa. O Coringa realmente roubou o filme.

Batman o Retorno (1992)
Sinopse : Quando tudo parecia tranqüilo em Gotham City, o milionário Max Sherck (Christopher Walken) tenta fazer com que Pinguim (Danny DeVito), um ser deformado que foi abandonado nos esgotos quando bebê, seja prefeito da cidade, a fim de ampliar seus poderes. Enquanto tenta desmascarar a dupla, Batman (Michael Keaton) descobre uma nova ameaça: a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), ex-secretária de Max que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade, em razão de problemas no passado. Depois de sentir-se traída quando soube que Max e Pinguim não a inclui em seus planos, ela decide também dominar o mundo do crime


Direção : Tim Burton

Elenco

Michael Keaton (Bruce Wayne / Batman)
Danny DeVito (Oswald Chesterfield Cobblepot / Pinguim)
Michelle Pfeiffer (Selina Kyle / Mulher-Gato)
Christopher Walken (Maximilian "Max" Shreck)
Pat Hingle (Comissário Gordon)
Michael Gough (Alfred Pennyworth)
Michael Murphy (Prefeito)

Neste filme , repetido a direção de Tim Burton e o ator Michael Keaton, gostaria de destacar a interpretação de De Vitto de um Pinguin "grotesco", pessoalmente eu não concordo, embora a atuação de o ator tenha sido muito boa e a presença da Mulher Gato como um personagem metalmente pertubado.que diga-se de passagem também não concordo. a atmosfera sombria do filme deve se destacada como própria de Gothan City.

Batman, Eternamente (1995)

Sinopse: Neste filme, os vilões, Charada (Jim Carrey) e Duas-Caras (Tommy Lee Jones), se unem para desmascarar o Homem-Morcego, encarnado por Val Kilmer. Além disso, Batman precisa resistir às cantadas da sexy psicóloga Chase Meridian (Nicole Kidman) que tenta seduzí-lo a todo custo. Mas, quando ele mais precisa de ajuda, surge Dick Grayson (Chris O'Donnell), que se transforma em Robin após perder a família por culpa de Duas-Caras.






Direção: Joel Schumacher

Elenco

Val Kilmer (Bruce Wayne / Batman)
c (Dick Grayson / Robin)
Tommy Lee Jones (Harvey Dent / Duas-Caras)
Jim Carrey (Edward Nigma / Charada)
Nicole Kidman (Dra. Chase Meridian)
Michael Gough (Alfred Pennyworth)
Pat Hingle (Comissário Gordon)
Drew Barrymore (Sugar)
Debi Mazar (Spice)
Rene Auberjonois (Dr. Burton)
Dennis Paladino (Chefe Moroni)
Kimberly Scott (Margaret)
Ramsey Ellis (Jovem Bruce Wayne)
Michael Scranton (Thomas Wayne)
Eileen Seeley (Martha Wayne)



Agora Surge o menino-prodígio, que diga-se de passagem de ter no mínimo uns trinta anos, e também agora o Batman tem que enfrentar dois vilões, o Charada e o Duas-Caras. Dois seres "loucos-de-pedra", típicos dos inimigos do Batman. A mudança do ator principal, Val Kilmer, não altera em nada a interpretação do personagem. Destaque para impécavel atuação e Interpretação de Jim Carrey como o Charada.

Batman e Robin (1997)


Sinopse : Após cair numa solução congelante tentando descobrir a cura para a doença de sua esposa, Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger), um homem que sobrevive graças a uma armadura capaz de manter seu corpo a 50 graus negativos, planeja roubar diamantes para finalizar uma arma capaz de congelar toda Gotham City. Longe dali, na América do Sul, uma cientista dedicada (Uma Thurman) sofre uma mutação e se transforma em Hera Venenosa, um ser metade mulher e metade planta. Após juntar-se com Mr. Freeze, ela tentará jogar Robin (Chris O´Donnell) contra Batman (George Clooney). Agora, para livrar-se dessa ameaça, a dupla dinâmica contará com a ajuda de Barbara (Alicia Silverstone), a sobrinha de Alfred que, após descobrir a verdadeira indentidade de seus anfitriões, decide ajudá-los usando como pseudônimo Batgirl.


Direção : Joel Schumacher

Elenco :

George Clooney (Bruce Wayne / Batman)
Chris O'Donnell (Dick Grayson / Robin)
Arnold Schwarzenegger (Dr. Victor Fries / Mr. Freeze)
Uma Thurman (Dra. Pamela Isley / Hera Venenosa)
Alicia Silverstone (Barbara Wilson / Batgirl)
Michael Gough (Alfred Pennyworth)
Pat Hingle (Comissário Gordon)
Elle Macpherson (Judie Madison)
Vivica A. Fox (Sra. B. Haven)
Vendela Kirsebom (Nora Fries)
Jeep Swenson (Bane)
Michael Reid MacKay (Antonio Diego)


No segundo filme dirigido por Joel Schumacher, o homem morcego muda novamente de intérprete, e temos como vilão, o mais frio dos inimigos do Batman, Mr. Freeze. Além disso, além disso aparece a Hera Venenosa como vilã coadjuvante. Na minha opinião este é o melhor filme (depois de Begins, é lógico) , embora a interpretação de Schwarzenegger, não traga nenhuma surpressa, o roteiro me pareceu com uma trama mais contundente, a presença de Alicia Silverstone como a sensual Batgirl,vem desviar os eternos comentários sobre uma possível relação " afetuosa" entre a dupla dinâmica.

Batman Begins (2005)

Sinopse :A história do filme conta a origem da lenda de Batman e o surgimento do Cavaleiro das Trevas como uma força do Bem em Gotham. Marcado pelo assassinato de seus pais, o desiludido herdeiro milionário Bruce Wayne viaja pelo mundo em busca de meios para combater a injustiça e provocar medo naqueles que se aproveitam dos inocentes. Ele retorna a Gotham e revela seu alterego: Batman, um justiceiro mascarado que utiliza força, inteligência e um arsenal tecnológico para lutar contra as forças sinistras que ameaçam a cidade representadas pelo vilão Ra's Al Ghul .

Direção :Christopher Nolan

Elenco
Christian Bale (Bruce Wayne / Batman)
Michael Caine (Alfred Pennyworth)
Liam Neeson (Henri Ducard)
Morgan Freeman (Lucius Fox)
Gary Oldman (Tenente James Gordon)
Ken Watanabe (Ra's Al Ghul)
Katie Holmes (Rachel Dawes)
Cillian Murphy (Dr. Jonathan Crane / Espantalho)
Tom Wilkinson (Carmine Falcone)
Rutger Hauer (Richard Earle)

Este sim !!! Esté é o FILME. Apague tudo que você viu nos outros filmes. Begins reconta a origem do personagem, com um ator menos famoso, com um realismo e competência extraórinarios. a úca coisa que eu tenho a acrescentar, é que a interpretação de Ra's Al Ghul merecia uma postura mais imponente.

Batman, Dark Knigth (2008)



Sinopse : Com a ajuda do tenente Jim Gordon e o promotor Harvey Dent , Batman tem feito avanços contra o crime local em Gotham... até que um gênio do crime conhecido como Coringa libera uma onda de caos na cidade. Para impedir essa sinistra nova ameaça - o mais pessoal e maligno inimigo que Batman já enfrentou - o Cavaleiro das Trevas terá que empregar todo seu arsenal e habilidades e confrontar até mesmo suas maiores crenças.

Direção : Christopher Nolan

Elenco

Christian Bale (Bruce Wayne/Batman)
c (Joseph 'Joe' Kerr/Coringa)
Aaron Eckhart (Harvey Dent/Duas-Caras)
Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes)
Michael Jai White (Gamble)
Michael Caine (Alfred Pennyworth)
Gary Oldman (Tenente James 'Jim' Gordon)
Colin McFarlane
(Comissário Loeb)
Morgan Freeman (Lucius Fox)

Esta é grande espectativa para 2008.Devemos contar com o mesmo clima de realismo do filme anterior. A nova interpretação para o coringa deve ser um dos pontos altos do filme, embora o diretor já tenha divulgado que não teria pensado no palhaço do crime para esta sequência. No final de Batman Begins a carta que insinua a presença de Coringa numa sequência foi suficiente para que os fã pressionasem e Nolan tenha escolhido o Coringa.

Fontes :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman e
arquivo pessoal
Veja o que os outros membros do CQQ postaram! Lembrando que o tema deste CQQ é Quadrinhos e cinema.
Blog do Hiroshi : História dos Quadrinhos no Cinema
O Busilis: O Namoro Conceitual Entre Cinema e Quadrinhos
Cibertron: Conan o Bárbaro
Quadrideko: Batman no Cinema